Laserterapia

A laserterapia (Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation. é um tratamento que utiliza os raios de laser como base. Pesquisadores identificaram que as ações fotoquímicas dos lasers são analgésicas, anti-inflamatórias, agindo em diversas doenças e com alta capacidade de reparação dos tecidos de forma não invasiva e indolor.
O laser presente dentro do equipamento possui um raio de luz com ondas magnéticas. Ao entrar em contato com o tecido, provoca reações de biomodulação e cicatrização. Assim, ocorre a regeneração destes tecidos e eles são estimulados à microcirculação.
Também vale destacar que as finalidades da laserterapia podem variar de acordo com a intensidade da potência aplicada. Um tratamento com luz de alta intensidade, por exemplo, é aplicado em cirurgias mais conservadoras e provoca uma recuperação menos dolorosa.
Benefícios da laserterapia na Odontologia
- Ação analgésica e anti-inflamatória;
- Regeneração de tecidos;
- Cicatrização de feridas;
- Remoção de vírus;
- Descontaminação dos canais dentários;
- Auxílio no clareamento dental;
- Revitalização de pele;
- Descontaminação de áreas cirúrgicas durante o trans-operatório;
- Redução do edema (inchaço) pós-operatório.
Recuperação mais rápida ao tratar aftas
O uso do laser em pacientes com afta garante uma recuperação mais rápida e com menos dor, diminuindo o tempo de cicatrização do tecido.
Isso acontece, porque a luz direcionada na região, intensifica a bioestimulação do tecido e causa um efeito regenerador e anti-inflamatório.
Cicatrização da herpes labial
Causada por um vírus, a herpes labial ocorre quando o paciente está com baixa imunidade por isso, ela manifesta em forma de bolhas, coceiras ou feridas na região da boca.
Se aplicada no estágio inicial da infecção, a Laserterapia pode diminuir consideravelmente o tempo da lesão. Mas, se for o caso de ser aplicado apenas após a lesão, o uso do laser promove cicatrização mais rápida.
Diminuição da sensibilidade dentária
Muitos pacientes apresentam sensibilidade nos dentes ao ter contato com alimentos ou bebidas muito quentes, gelados ou ácidos. Na maioria dos casos, isso acontece porque a raiz do dente está exposta por conta de recessões, lesões gengivais ou esmalte do dente danificado.
Para tratar esse problema, a laserterapia ajuda a induzir a obliteração dos canais da dentina exposta. Assim, diminui o estímulo que o dente recebe e, em muitos casos, até eliminando o problema da sensibilidade.
Existe alguma contra-indicação para a Laserterapia?
Sim, a Laserterapia estimula o metabolismo das células locais, por isso este tratamento não é indicado em casos onde há suspeita de tumores, por exemplo. Mas existem outras contra-indicações e cada caso deve ser avaliado com atenção pelo profissional responsável pelo procedimento.
Auxilia no pós-operatório
O pós-operatório também é muito beneficiado com o uso da laserterapia pois ajuda a reduzir o inchaço causado pela cirurgia e aumenta a circulação sanguínea do local.
Curiosidade
O tratamento com laser está disponível na Senses e já temos proporcionado melhora nos processos cicatriciais de muitas lesões, contribuindo para o retorno rápido da qualidade de vida de nossos pacientes.