Toxina Botulínica





Como funciona a Toxina Botulínica?
Imagine que o franzir da testa por anos pode deixar rugas profundas na pele. A Toxina Botulínica é indicada para suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. As rugas de expressão são inevitáveis no decorrer dos anos, afinal estamos sempre demonstrando nossos sentimentos e emoções através das expressões faciais.
Podemos recorrer ao tratamento de toxina botulínica como forma preventiva para garantir uma testa lisinha, um olhar sempre rejuvenescido, eliminar as expressões de preocupação, tensão e tristeza na face.
Esse tratamento também melhora o nosso humor, ou seja, nos sentimos melhor porque temos uma aparência melhor.
A Toxina Botulínica é injetada na área de rugas e age como um bloqueador neuromuscular, ou seja, impedindo, parcial ou totalmente, a contração muscular. Essa substância autorizada pela Anvisa, ajuda a promover o relaxamento ou paralização temporária das musculaturas responsáveis pela formação das rugas suavizando-as e melhorando o aspecto da pele.
Nas linhas de expressões, o benefício pode vir de forma preventiva evitando a formação das rugas, ou reparativa, retirando a tensão da musculatura para amenizar as rugas.
Como o paciente se sente durante o procedimento?
No procedimento, não é necessário anestesia, apenas o uso prévio de dispositivos anestésicos para tornar mais confortável o procedimento.
Sua aplicação é realizada através de microinjeções na área mapeada pelo profissional. Os locais de injeção e a dose são ajustadas em cada caso.
Dores ou leve contusão podem ocorrer na região da aplicação, até uma dor de cabeça temporária na área da testa depois do tratamento.
Indicações
– Rugas dinâmicas ou seja, as rugas que se formam com a contração muscular;
– Linhas de expressão do rosto;
– Glabela (O famoso sinal de 11 no espaço entre as sobrancelhas);
– Pés de Galinha (Rugas que se formam na região lateral dos olhos);
– Rugas da marionete, que deixam o cantinho dos lábios para baixo;
– Hiperhidrose, suor excessivo na cabeça;
– Tratamento de sorriso gengival, quando ao sorrir expõe partes da gengiva.
Contra-indicações
– Pacientes que apresentam alergia a qualquer componente de sua formulação.
– Mulheres grávidas ou em amamentação.
– Portadores de doenças neuromusculares, imunológicas e coagulopatias.
– Pessoas que utilizem anticoagulantes, aminoglicosídeos e drogas que interfiram na transmissão neuromuscular não devem ser tratados com a substância.
Resultados esperados
No prazo de dois a cinco dias pós aplicação, podemos começar a notar o resultado da Toxina Botulínica, embora o efeito mais evidente seja depois de duas semanas. Ficarão visíveis até cerca de seis meses, quando será necessário nova aplicação para manter os efeitos.
Cuidados
– Evitar massagens, limpeza de pele ou outros movimentos de pressão no rosto durante as primeiras 4 horas após a aplicação.
– Quanto maior o cuidado em relação à exposição ao calor, mais os efeitos da toxina respeitarão o tempo de duração esperado.
– A área tratada não deve ser exposta a frio ou calor intenso, assim compressas quentes ou geladas são contra indicadas.
– Não usar cosméticos e produtos dermatológicos um dia após à aplicação.
– Evitar esforços físicos por um período de 24 horas.
Curiosidades
Outras indicações estéticas para o uso da toxina botulínica são o arqueamento da cauda da sobrancelha (Brow Lift) e tratamento/prevenção da flacidez do pescoço (técnica de Nerfertiti).
A toxina botulínica também é empregada para reduzir as dores musculares na região da face, amenizar os sintomas do bruxismo (ato de ranger os dentes), tratar enxaquecas desencadeadas pelo estresse do dia-a-dia, sudorese excessiva, tiques e estrabismos.